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SAÚDE

A importância da água na saúde

A água representa entre 60% e 70% do peso corporal do ser humano, portanto, é um nutriente de importância fundamental para a vida.

A quantidade de água recomendada depende de fatores individuais, e a ingestão deve ser a mais fracionada possível, já que a sede não é um bom indicador de hidratação.

A sede indica redução em torno de 2% dos líquidos corporais, e isso indica perda no rendimento atlético. Durante os exercícios, o suor é a principal forma de dissipação de calor para o controle da temperatura corporal. Com isso, a hidratação corporal reduz e o volume do plasma sanguíneo também, limitando a capacidade do sistema circulatório de carregar nutrientes e oxigênio para remover os metabólicos. Uma perda no teor total de líquidos corporais em cerca de 1% pode reduzir significativamente o volume sanguíneo, provocando um estresse no sistema cardiovascular, e assim, limitando a performance física.

Quanto menos água tem o organismo, ou seja quanto menos hidratado o indivíduo, pior o rendimento da força, a resistência, a concentração e o raciocínio.

Beba em média 8 copos de água gelada por dia!

Como se hidratar? O ideal é promover uma adequada hidratação ANTES do exercício (cerca de 500 ml 2h15min antes); DURANTE o exercício (a cada 15 min, variando  de acordo com as características individuais do treino/prova e da tolerância/aceitação individual), e imediatamente APÓS o exercício.

Vale lembrar a importância de beber cerca de 8 copos de água gelada por dia, porque além de promover a hidratação necessária ao corpo, ela também é considerada um “termogênico”. Ela promove um gasto de energia para elevar a temperatura da água a fim de que ela se iguale à temperatura interna do corpo, levando dessa forma à queima de calorias.

Dica: Beber de 1 a 2 copos de água gelada em jejum todos os dias!

Colaboração: Nathalia Nunez

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SAÚDE |

CORAÇÃO

COLESTEROL - controle o seu!

O colesterol é medido através de colesterol bom (HDL) e colesterol mau (LDL).

Ocolesterol alto ou  seja, o LDL alto, faz com que a gordura seja depositada nas paredes dos vasos sanguíneos e, com o tempo, pode ocorrer diminuição do fluxo de sangue em regiões importantes do corpo, como cérebro, coração e rins. Além disso, estas pequenas placas de ateroma aderidas ao vaso podem eventualmente soltar-se e causar uma trombose ou mesmo um acidente vascular cerebral.

Dieta para o colesterol alto

A dieta para baixar o colesterol alto deve conter alimentos ricos em vitaminas e minerais, com pouca quantidade de gordura. Além disso, é importante consumir alimentos que ajudem a diminuir o colesterol, tais como:

– Alho e cebola
– Berinjela
– Água de coco
– Alcachofra
– Linhaça
– Pistache
– Chá preto
– Chá vermelho

Deve-se escolher 1 dos alimentos acima e consumi-lo, diariamente, como forma de remédio caseiro. Ao enjoar dele, pode-se trocar por outro desta mesma lista. Todos estes alimentos são considerados fitoterápicos e ajudam a baixar o colesterol alto.

O que evitar em caso de colesterol alto

Em caso de colesterol alto, recomenda-se evitar o consumo de alimentos:

– Fritos
– Muito condimentados
– Preparados com algum tipo de gordura, como a gordura vegetal ou o óleo de palma, por exemplo
– Manteiga, margarina
– Massa folhada
– Fast food
– Carnes vermelhas
– Bebidas alcoólicas
– Alimentos muito doces

Causas do colesterol alto

As causas do colesterol alto são a alimentação rica em gorduras e o sedentarismo. Excesso de bebidas alcoólicas, cirrose instalada, diabetes não tratada, doenças hormonais e porfíria também são algumas outras causas para o colesterol alto.

Possíveis consequências do colesterol alto

O colesterol alto pode causar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como “entupimento” das artérias, a formação de trombos e a liberação de êmbolos. Como não apresenta sintomas, o indivíduo pode sofrer um ataque cardíaco em virtude de um trombo que se iniciou devido ao colesterol alto. Para diminuir estes riscos, recomenda-se que o tratamento para o colesterol seja iniciado o mais rápido possível.

Tratamento para colesterol alto

O tratamento do colesterol alto pode ser feito de forma caseira e natural. Basta seguir corretamente a dieta para baixar o colesterol, investindo numa alimentação rica em frutas, verduras, legumes e carnes magras, como peixe e frango, por exemplo.

Praticar atividade física 3 vezes por semana ajuda a emagrecer e a gastar esta gordura acumulada, diminuindo naturalmente o colesterol e o risco de doenças cardíacas. Pode ser qualquer atividade, desde jogar futebol com os amigos, caminhar, nadar ou fazer yoga. Porém, é importante que esta atividade seja feita por, no mínimo, 40 minutos, 3 vezes por semana. Realizar exercícios somente no fim de semana não traz os mesmos benefícios.

Fonte: Tua Saúde

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