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Os benefícios de subir e descer escadas

Atualizado: Abr 16


O sedentarismo é uma tenebrosa doença que vem crescendo com o passar do tempo. Você sabia que o simples ato de subir escadas pode anular essa doença? Muitas vezes usamos elevadores por preguiça de subir dois ou três andares, contribuindo então para o sedentarismo. Portanto, se você tem esse péssimo hábito, procure se adaptar às mudanças!


Quais os benefícios em subir escadas?

Praticar exercícios físicos é muito bom para a saúde, mas muitas pessoas não têm tempo para realizar atividades físicas regularmente. Diante disso, você já pensou em trocar o elevador pelas escadas? Pois bem, isso pode fazer muito bem para a sua saúde e bem-estar.


Queima de calorias

Subir escadas pode queimar mais calorias que uma caminhada, devido o esforço feito para caminhar contra a gravidade. Passar 15 minutos do seu tempo subindo escadas pode ser equivalente a 45 minutos de caminhada na rua.


Fortalecimento dos músculos

Subir escadas fortalece principalmente os músculos abdominais, que são trabalhados gradativamente a cada degrau subido.


Facilita a digestão

Além de trabalhar vários músculos do corpo, esse exercício acelera também o metabolismo, facilitando assim a digestão.


Exercita os músculos inferiores

Ter o hábito de subir escadas faz com que você trabalhe mais os seus tendões e glúteos, melhorando também a circulação de sangue no corpo.


Dicas

Se você não tem o hábito de subir escadas e deseja começar a praticar esse exercício, aqui vai algumas dicas:

  • Comece devagar: Não exagere nos primeiros dias, procure sempre fazer alongamentos e aumente aos poucos a sua velocidade e o número de degraus que deseja subir. Coloque metas que você é capaz de cumprir!

  • Controle a respiração: A respiração é uma das suas principais aliadas. Nunca tente segurar a respiração! Mantenha uma constância, procure inspirar e expirar com coordenação.

  • Utilize tênis confortáveis: Além de prevenir lesões, a utilização de tênis apropriados fará com que você consiga fazer os exercícios por mais tempo.

  • Suba os degraus com o pé direito e em seguida leve o esquerdo.

Você poderá evoluir o seu treino, mas para isso deve fazer os exercícios regularmente.


Quem não pode praticar esse exercício?

  • Grávidas: Se não foi recomendação do médico, você nunca deverá fazer isso;

  • Idosos acima de 70 anos: Esses exercícios trabalham efetivamente os joelhos e quadris, o que pode afrouxar as articulações dos idosos;

  • Quem possui doenças cardíacas;

  • Quem possui lesões nos joelhos ou quadril.


Dica: https://pratiquefitness.com.br/

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