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Jejum Intermitente


O jejum intermitente é uma ideia que surgiu de uma perspectiva simplista sobre como funciona a perda de peso, baseada na compreensão de funções básicas do metabolismo. Se o organismo não recebe novos nutrientes, será obrigado a usar suas reservas energéticas. Assim, a perda de peso acelerada é inevitável."


Essa nova versão propõe um ciclo de alimentação e jejum muito mais rápido: os pacientes devem comer normalmente por um período de oito horas e, depois, realizar o jejum por 16 horas seguidas. Por outro lado, durante as horas de jejum, o paciente não come nada e só pode ingerir água ou alguma bebida não calórica.


Há diferentes padrões de dietas intermitentes e, é importante é que elas sejam seguras, saudáveis e com alimentos de grande valor nutritivo. Recomenda-se incluir no cardápio gorduras essenciais e saudáveis como peixes, oleaginosas e sementes, além de fontes de proteína, grãos integrais, verduras e vegetais para suprir toda a fibra, vitaminas e minerais necessários.

Vantagens: Os resultados mostram uma perda média de peso de 3 quilos em 12 semanas, e também uma redução de 341 calorias na média diária.

Desvantagens: Os efeitos secundários do jejum estão dores de cabeça, tontura, dificuldade para manter a concentração, alterações de outras enfermidades e de absorção de medicamentos pelo corpo.


Apesar das declarações dos criadores e entusiastas de dietas restritivas, o fato é que a maior parte de profissionais de saúde e especialistas defendem que o jejum intermitente não é o mais recomendado para perder peso.


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