- PressãoAlta
Já mediu sua Pressão hoje?

Quando foi a última vez que você mediu a sua pressão? Já se consultou com um cardiologista? Se respondeu “NÃO” para pelo menos uma dessas perguntas, aqui vamos explicar o porquê delas.
Não são poucos os brasileiros hipertensos: 30 milhões, segundo dados do Ministério da Saúde. A Hipertensão é uma condição clínica caracterizada pela elevação dos níveis da pressão arterial no sangue maior ou igual a 140 X 90.
Alguns fatores de risco importantes: obesidade, histórico familiar (filhos de pais hipertensos), doença renal, estresse, sono irregular, tabagismo, alto consumo de sal e diabetes.
A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. O excesso de peso, aliado ao sedentarismo e má alimentação de produtos altamente gordurosos e ricos em sal, são fatores de alto risco para o hipertenso.
A hipertensão, na sua grande maioria, não é curada. É tratada e controlada com medicamentos e o controle periódico através de medições em aparelhos. .
EVITE A DOENÇA!
– Aferir a pressão arterial anualmente em todas as pessoas acima de 18 anos;
– Praticar atividades físicas regulares, como caminhada de 30 minutos ao dia;
– Evitar consumo de álcool em exagero;
– O consumo de sódio deve ser moderado.
– Durma bem. Durante a fase profunda do sono são produzidos alguns hormônios que atuam diretamente na regulação da pressão arterial