- PressãoAlta
Exercício físico ideal para quem tem Pressão Alta

A mudança de estilo de vida é uma importante forma de tratamento auxiliar da hipertensão. Além de influenciar a pressão arterial, contribui para a diminuição da mortalidade e do risco de problemas cardiovasculares. Levando em consideração que o excesso de peso, a obesidade e o sedentarismo são alguns dos principais fatores de risco da hipertensão, é muito recomendado que hipertensos tenham hábitos mais saudáveis, como a alimentação equilibrada, o consumo moderado de sal e de álcool, o abandono do cigarro e, especialmente, a prática de exercícios físicos¹.
Importância do exercício físico no tratamento da hipertensão Todo adulto deve realizar exercícios físicos durante 30 minutos pelo menos cinco vezes por semana para manter uma boa saúde cardiovascular e garantir mais qualidade de vida¹. E, para pessoas que sofrem de hipertensão, a prática de atividades físicas pode ter ainda mais importância. Isso porque exercícios aeróbicos ajudam de forma significativa e comprovada na redução da pressão arterial em hipertensos.
A explicação é que, após a realização da atividade física, a pressão arterial diminui e se mantém baixa por um longo período. Na maioria dos casos, essa prática pode levar à diminuição e até mesmo à suspensão de medicamentos anti-hipertensivos.
Exercícios para hipertensos
Caminhada, corrida, ciclismo, natação, entre outros, são ótimas opções de atividades aeróbicas que ajudam a baixar a pressão arterial. O exercício aeróbico é o mais indicado até por ter sido mais estudado pelos cientistas. Pelo visto, ele é especialmente benéfico para domar a pressão.
A prática de exercícios é muito importante tanto na prevenção quanto no tratamento da hipertensão, apresentando significativas melhoras na vida da pessoa hipertensa.
Procure um médico e adote hábitos mais saudáveis: o seu corpo agradece!