- PressãoAlta
EM BUSCA DO 12 POR 8.

Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que a hipertensão arterial atinge 24,7% dos brasileiros, ou seja, um quarto da população tem a pressão arterial igual ou superior a 14 por 9.
A regra básica é ficar sempre no 12 por 8.
A hipertensão é uma encrenca tão sorrateira e suas consequências podem ser tão graves que os médicos tiveram que encontrar um jeito simples de verificar como as artérias estão. Isso é feito, claro, medindo a pressão.
Se considera que a pressão está ótima quando o valor de medição fica na faixa de 12 por 8. Se o índice passou dos 14 por 9, aí ela é considerada alta.
O objetivo é chamar atenção para flagrar o problema mais cedo e, a partir daí, iniciar mudanças de estilo de vida que vão fazer toda a diferença na saúde de veias e artérias.
A pressão arterial é consequência da força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo nosso corpo.
O organismo é muito sensível a aumentos de pressão. Se o sangue for bombeado constantemente sob pressão mais alta, vários órgãos entrarão em sofrimento. Por isso, é muito importante que a pressão seja medida com aparelho aferido regularmente.
A partir do diagnóstico da doença, medidas simples de prevenção já conhecidas pela maioria das pessoas podem ajudar a controlar a pressão arterial.
Assim, perder peso, evitar o cigarro, diminuir o consumo de sal e aumentar a ingestão de frutas, reduzir as gorduras e praticar atividade física (30 minutos de caminhada por dia é o bastante) contribuem para afastar a doença.
Hipertensão arterial ou pressão alta não tem cura, mas tem controle. O tratamento deve ser realizado por toda a vida.
O tratamento adequado prolonga a vida e melhora a qualidade.
O controle da hipertensão está em suas mãos!