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Controle seu Colesterol


De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 40% dos brasileiros tem colesterol alto, e doenças associadas a esse problema, como infarto e AVC, são apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo a primeira causa de morte no mundo. Isso porque, quando está descontrolado, o colesterol se deposita nas artérias ajudando a formar placas de gordura nessas estruturas, provocando o endurecimento dos vasos arterosclerose. Além disso, o acúmulo cada vez maior de gordura também obstrui as artérias e vasos, levando ao aumento da pressão arterial, o que pode levar a derrames e afetar o funcionamento do coração.


Existem dois tipos de colesterol:

  • LDL: o colesterol de baixa densidade, cuja função é levar a gordura do fígado para os tecidos

  • HDL: que é o colesterol de alta densidade, cuja função é retirar o excesso de LDL dos tecidos e levá-los ao fígado, evitando que ele se acumule nas paredes das artérias.


Valores do colesterol alto

As quantidades recomendadas de colesterol são de 100 mg por decilitro de sangue para o LDL e 40 mg ou mais por decilitro para o HDL, sendo que o colesterol total deve estar abaixo dos 200 mg/dl.


Como ajudar a reduzir o Colesterol

Reduzir a gordura saturada do cardápio

A gordura saturada está presente em alimentos de origem animal, como carne, ovo, leite e derivados. Embutidos como salame, mortadela e presunto também são ricos em colesterol. Trocar os queijos gordurosos, como provolone e mussarela, por versões mais magras, como cottage, também ajudam na redução do colesterol proveniente da dieta.


Invistir em fitoesteróis

Os fitoesteróis são substâncias antioxidantes encontradas na natureza em fontes vegetais. Boas fontes de fitoesteróis são os óleos vegetais crus, nozes, feijão, legumes, verduras e alimentos enriquecidos, como creme vegetal e iogurtes.

Consumir mais ômega 3

Possuem propriedades anti-inflamatórias, antitrombóticas e antirreumáticas, que atuam reduzindo a concentração dos lipídeos do sangue, favorecendo a vasodilatação. Boas fontes de ômega 3 são peixes como salmão, truta e atum, e alimentos como linhaça, nozes, óleo de canola, rúcula e milho.

Equilibrar o consumo de ácidos graxos ômega 3 e 6

O ômega 6 é um ácido graxo poli-insaturado que possui funções específicas no organismo, como no auxilio à cicatrização, diminuição do colesterol LDL. Suas principais fontes são as carnes, ovos, leite, oleaginosas e óleos vegetais.


Praticar exercícios

Fazer atividades físicas regularmente é a maneira mais eficaz de aumentar a queima de gordura corporal, reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL) -


Consumir mais fibras

As fibras diminuem a absorção de gorduras pelo organismo, reduzindo o nível de LDL.






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