- PressãoAlta
Consumir Vinho traz Benefícios?

É necessário que o consumo seja constante e sempre moderado para que os efeitos positivos sejam observados O isolamento social, que faz as pessoas permanecerem em casa, e o clima mais ameno do outono ajudam a explicar o aumento da demanda por vinhos no Brasil nas últimas semanas.
Mas afinal, o vinho faz bem para a saúde?
Segundo o nutrólogo Márcio Bomtempo, autor do livro “A Saúde da Água para o Vinho”, tomar uma taça da bebida todos os dias ajuda a ter uma vida mais saudável. É necessário que o consumo seja constante e sempre moderado para que os efeitos positivos sejam observados.
“O álcool do vinho, que fica em torno de 12%, é digestivo. Por isso, a bebida passa a ter o efeito protetor celular do cérebro e da mucosa gástrica”, explica.
Recentemente, em uma entrevista, Bomtempo afirmou que o vinho é um modulador hormonal e auxilia o organismo a controlar a hipófise e os nervos transmissores, principalmente a serotonina, o hormônio do bom humor. “O vinho eleva o nível de serotonina enquanto está bebendo”, diz.
No entanto, o especialista alerta que é preciso ficar atento ao consumo exagerado. “A partir de certa quantidade, o álcool começa a reduzir os efeitos benéficos do vinho. O excesso é prejudicial”, comenta. Habitantes de muitos países, como Itália, Espanha, França e Portugal, têm o hábito do consumo diário da bebida, mas em pequena quantidade. E isso está cada vez mais disseminado no Brasil. Estes países, segundo o profissional, também apresentam um maior controle do índice de obesidade da população.
Assim, o vinho e alimentação balanceada ajudam na perda de peso, claro que sempre com o acompanhamento de um profissional. O especialista afirma que a parte calórica do vinho depende do que é servido de acompanhamento da bebida. “Geralmente é muito queijo, alimentos fritos, pão. Muitas vezes atribuem ganho de peso ao vinho, mas não é. O balanço calórico precisa ser feito”, afirma.
Além de todos os benefícios para a saúde, o vinho é um grande aliado na questão hormonal e na qualidade de vida do consumidor. O hábito de reunir amigos, mesmo que de forma online em tempos de quarentena, ajuda no humor e bem estar de quem consome. Isso pode até auxiliar a diminuir a ansiedade no momento desafiador que a população brasileira está encarando.
Nessa toada de aumento de consumo da bebida, registrou aumento de 40% no número de pedidos na comparação entre a primeira e a segunda quinzena de março, quando as medidas de isolamento social iniciaram nos estados.