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Pressão Alta nas festas de fim de ano.

Final de ano é sinônimo de temporada de festas. Natal, Ano Novo e todo as festas nesse período (amigo oculto, festa da empresa, etc.) são momentos que desafiam qualquer dieta. E o que não falta é tentação. A começar pela ceia de natal, com peru, pão surpresa, panetone, frutas da estação, e por aí vai.

Na virada do ano, a dose de exagero se repete. Mas o complicado vem depois. Além do quilos a mais, algumas pessoas acabam encarando problemas silenciosos como a “hipertensão” e diabetes. A hipertensão, mais conhecida como pressão alta, aflige crianças, adultos e idosos de ambos os sexos, apesar de estar mais presente em homens e pessoas com a idade mais avançada.

Evite industrializados

O conselho é sempre evitar embutidos e sal, e abusar de vegetais, frutas e castanhas. Existem nessa época ótimas opções de frutas nessa estação. Abuse das frutas que estão na época nesse período. Procure pratos diferentes. Ao invés de três tipos de carne, por exemplo, aposte em uma receita nova e mistura uma opção de carne branca com castanhas.

Hipertensos

Os hipertensos, controlados ou não, devem fugir dos salgados, mesmo que seja em pouca quantidade. Infelizmente, não são poucos os que acabam em um pronto socorro com crise de pressão alta devido aos excessos alimentares. O efeito ruim do sal é rápido e piora com a ingestão de bebidas alcoólicas. Se a pressão arterial não está bem controlada, também evite os exercícios intensos, contraindicados mesmo como esporte na praia ou clube. Por isso, é melhor manter a pressão normal (12×8) para estar livre de proibições nestas oportunidades.

Diabéticos

Os diabéticos e mesmo os chamados de pré-diabéticos devem manter alguma atividade física leve ou moderada e ter atenção rigorosa em relação aos doces e alimentos açucarados. Os níveis de glicose no sangue podem “explodir” caso consumam açúcar visível ou invisível. Uma boa sugestão é pedir aos familiares que preparem doces e sobremesas sem açúcar, usando os adoçantes existentes (por exemplo, a sucralose pode ser aquecida e tem ótimo sabor). Os demais alimentos comuns dos jantares e almoços de fim de ano, como leitão, pernil e outros, estão liberados em quantidades moderadas.

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7 Alimentos Para Não Ter Pressão Alta

Os alimentos podem ajudar e muito no controle da pressão alta. Aqui vão algumas dicas importantes desses alimentos:

-Farelo de trigo:

fato consumado que grãos e cereais integrais devem aparecer com regularidade no menu quando se quer barrar a constrição dos vasos. afinal, são exímias fontes de fibras, compostos que dificultam a absorção de gorduras e do colesterol ruim, o ldl. Por participar dessa faxina nas artérias, esses alimentos auxiliam o sangue a circular sem sujeiras no caminho. Mas, em se tratando de hipertensão, um representante dessa turma merece destaque. é o trigo, cujo farelo oferece, além das fibras, magnésio, zinco e vitaminas do complexo B. Esse conjunto de nutrientes têm impacto direto no relaxamento dos vasos.

Sugestão de consumo
Salpique 2 colheres de sopa do farelo em vitaminas, frutas ou refeições salgadas.

-Morango

Ao longo de 14 anos, cientistas das universidades de east anglia, na inglaterra, e Harvard, nos estados Unidos, acompanharam os hábitos de cerca de 156 mil pessoas. depois desse tempão, perceberam uma queda de 8% no risco de hipertensão entre os fãs de morango e outras frutas vermelhas. O mérito parece vir de um antioxidante que dá cor a essas frutinhas, a antocianina. “ela atua na redução das moléculas de ldl, o mau colesterol, e no aumento do Hdl, a versão do bem, o que beneficia a circulação”, explica Nairana. “além disso, essa substância combate o processo inflamatório envolvido nas doenças cardiovasculares”, completa. Quem quer variar vai encontrar antocianinas de sobra em outras frutas, como amora e framboesa.

Sugestão de consumo
Inclua 5 morangos no café da manhã ou tome o suco natural da fruta após as refeições.

-Semente de abóbora

Tamanho não é documento mesmo, pois essa pequena semente é farta em nutrientes. entre eles, está o potássio, mineral famoso por melhorar a elasticidade dos vasos. Segundo a nutricionista Maria Cristina Freitas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vale exaltar também a presença das vitaminas a e e, fibras, magnésio e gorduras do bem. “tudo isso faz dessa semente uma grande aliada do sistema cardiovascular”, diz a especialista. essa riqueza nutricional, aliás, foi avaliada em um estudo com o óleo da semente administrado a animais na arábia Saudita. Conclusão: o preparo potencializou a ação de remédios anti-hipertensivos, facilitando bastante o ajuste da pressão arterial.

Sugestão de consumo
Leve ao forno 1 xícara de chá de sementes de abóbora e, após dourarem, sirva-as como aperitivo.

 

-Clara de Ovo

Apesar de suscitar mais perguntas do que dar respostas, uma pesquisa da Universidade autônoma de Madri, na Espanha, constata que trechos de proteínas da clara do ovo têm uma surpreendente propriedade vasodilatadora — dependendo dos aminoácidos selecionados, as artérias chegam a relaxar 70% a mais. “agora é necessário checar se essas moléculas benéficas permanecem estáveis durante o cozimento. assim saberemos se é melhor consumir a clara do ovo poché ou cozido”, comenta o cardiologista Heno Lopes, do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo. enquanto não temos esse dado, a recomendação é incluir o ovo numa dieta balanceada, dando preferência à sua porção branquinha.

Sugestão de consumo
Procure colocar água na frigideira no lugar de gordura ou frite o ovo com pouquíssimo óleo vegetal.

 

-Soja

Os holofotes voltam a se dirigir para a isoflavona, substância mais ilustre do grão cultuado pelos orientais e famosa por silenciar sintomas indesejados da menopausa. após revisar uma porção de artigos protagonizados por ela, cientistas chineses perceberam que sua ingestão alivia o tráfego sanguíneo. Segundo o cardiologista Marcus Malachias, a isoflavona não se resume a um bom vasodilatador. “ela impede que fatores de agressão para as artérias, como o colesterol e a glicose, estimulem a formação de placas em sua camada interna, protegendo-as contra entupimentos”, explica o médico. Sem empecilhos em sua trajetória, o sangue flui mais facilmente e a pressão tende a permanecer na medida certa.

Sugestão de consumo
Cozinhe 1 xícara de chá do grão e use-o como substituto do feijão ou em saladas.

 

-Guaraná

durante anos, a fruta nativa da amazônia e outros alimentos ricos em cafeína foram tachados de perigosos às artérias. a verdade, porém, é que nenhum estudo confirmou seu elo com a hipertensão. Muito pelo contrário. em um grupo de 637 pessoas acima de 60 anos acompanhado pelas universidades Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e do estado do amazonas, as que relataram beber regularmente uma mistura de guaraná em pó, água e uma pitada de açúcar ou mel eram menos obesas e apresentavam, em menor frequência, pressão alta. “O acúmulo de gordura propicia alterações vasculares que podem culminar na hipertensão”, justifica a biogerontóloga ivana da Cruz, da instituição gaúcha. Um recado a quem controla a pressão com remédios: o guaraná só deve ser convidado se o médico liberá-lo.

Sugestão de consumo
Acrescente 1/2 colher de café de guaraná em pó a sucos de frutas e tome pela manhã.

 

-Melancia

Para quem já está com a pressão no limite, esse é um item que merece lugar cativo na fruteira. a sugestão vem de pesquisadores da Universidade estadual da Flórida, nos estados Unidos, após observar o efeito de doses diárias do extrato da fruta em indivíduos com pré-hipertensão, o estágio que antecede a doença propriamente dita, durante seis semanas. O responsável pela façanha é uma substância que aparece aos montes na melancia, a l-citrulina. “No corpo, ela se transforma em outra molécula que contribui com a formação do óxido nítrico, um gás natural que relaxa a parede dos vasos sanguíneos”, esclarece Malacias. agora, os experts buscam delimitar como aproveitar melhor esse ingrediente anti-hipertensão — seria em suco, na fruta mesmo?
Sugestão de consumo
Deguste 1 fatia pequena da fruta após o almoço.

 

Fonte: http://saude.abril.com.br

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5 piores alimentos para a sua saúde

1) Refrigerante diet
Além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que está relacionada a uma série de doenças, segundo muitos estudos.

2) Refrigerante
Esta bebida é rica em açúcar. Caso uma pessoa beba uma lata por dia em um mês ela terá consumido cerca de um quilo de açúcar.

3) Churros recheados
O alimento tem as complicações das frituras e ainda são ricos em açúcar. O alimento recheado com doce de leite, por exemplo, possui 18,4% do valor diário das gorduras totais e 18,8% das gorduras saturadas.

4) Cachorro quente
Uma salsicha de 50 gramas possui 24% do valor diário de gorduras totais, 20% de gorduras saturadas e 20,3% de sódio. A salsicha é uma carne processada e por isso apresenta os mesmos problemas para a saúde. Para a conservação da salsicha são utilizados nitritos e nitratos que no estômago se transformam em nitrosaminas.

 

5) Bacon
O consumo de 50 gramas diários de bacon aumenta em 42% o risco de problemas cardíacos e em 19% o de diabetes tipo 2, além de conter um alto valor de gorduras totais e saturadas.

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Benefícios do Abacaxi

O Abacaxi é uma fruta cítrica que a maioria das pessoas gosta de comer. O hábito de comer abacaxi pode ser muito benéfico para saúde.

O Abacaxi tem um sabor picante forte, mas ao mesmo tempo suculento. Ele pode ser utilizado em muitas receitas e normalmente são consumidos crus. O Abacaxi é uma excelente fonte de carboidratos e fibras alimentares. Além disso, o Abacaxi contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais, tais como a Vitamina A, Vitamina C, Vitamina B, Zinco, Magnésio, Fósforo, Cálcio, Ferro e sódio.

Geralmente o Abacaxi é consumido em forma de suco puro ou até mesmo misturado com outros ingredientes para potencializar seus benefícios. Essa fruta fornece apenas 50 calorias por 100 gramas do seu consumo.

O Abacaxi é uma fruta que faz parte da família Bromeliaceae,  que ajuda a quebrar as partículas de proteína e também ajuda a diminuir a viscosidade do sangue.

Você sabia? É aconselhável consumir Abacaxi quando uma pessoa está sofrendo de síndrome do intestino irritável ou  gases, pois ele ajuda a acalmar a mucosa do estômago e intestinos.

Abacaxi Pode Prevenir Resfriado, Tosse e Gripe!