Blog

Você sabe controlar a sua respiração na corrida?

Você sabe controlar a sua respiração na corrida?

Na corrida, a respiração é fundamental, esta que influencia até mesmo a habilidade nesse exercício. A sensação da falta de ar durante a corrida é comum; nessa atividade o corpo deverá fornecer de maneira constante o oxigênio aos músculos, para a energia e força necessárias.

Um teste interessante para perceber o limite do sistema respiratório individual é iniciar a corrida com ritmo em respiração fácil, de forma que se consiga conversar com os companheiros durante a atividade. Então, a corrida deve ser acelerada um pouco, com conversas simultaneamente; se o diálogo não está confortável, é porque o ritmo está muito acelerado.

R

Com a respiração adequada há melhorias na resistência com distâncias maiores. E aplicando as técnicas ideais, o corpo é auxiliado a levar oxigênio aos músculos com eficiência, e maior conforto na corrida.

É comum a respiração através do nariz. Mas durante a corrida, a boca é a mais utilizada para respirar. Se esse método é realizado com conforto, usando a boca, são inspiradas quantidades maiores de oxigênio, liberando mais dióxido de carbono, sendo a maneira ideal para inspirar o suficiente de oxigênio aos músculos.

Na corrida, a respiração com o peito deve ser eliminada. Para obter mais oxigênio no sistema, é preciso aprender a respiração com a barriga, a denominada abdominal. Uma forma é deitar ao chão e começar a respirar usando a barriga, com inspiração e enchimento da barriga, e depois expiração e esvaziamento da mesma; uma mão é colocada por cima da barriga e a outra pelo peito, esta sem movimentar-se. A técnica é aplicada posteriormente durante o exercício.

O modo ideal da respiração nesse exercício é curto e superficial. Não é possível correr longas distâncias com respiração constante profunda e longa. Mas quando há dificuldade na subida, algumas respiradas longas auxiliam a recuperação do ritmo.

É fundamental a respiração de acordo com o ritmo da corrida. E esse ponto é dificuldade para muitos iniciantes, sendo fator fundamental no processo. A inspiração e expiração devem ser a ritmo consistente, sem contar com a velocidade.

Para verificação da respiração em ritmo durante a corrida é prático usar a contagem dos passos dados na atividade, de forma a inspirar e expirar por cada 2 passos.

São dicas interessantes e referentes aos detalhes essenciais para a respiração adequada, correção de alguns erros comuns, para melhores resultados na corrida, atividade corporal que é considerada intensa.