Blog

Trocar Carne Vermelha por Peixe pode Diminuir o Risco Cardíaco

Trocar Carne Vermelha por Peixe pode Diminuir o Risco Cardíaco

Trocar uma porção semanal de carne vermelha por peixe ou outros alimentos saudáveis para o coração pode reduzir o risco de um ataque cardíaco

Pesquisadores norte-americanos de Havard acompanharam 84.136 mulheres durante um período de 26 anos. Estas mulheres eram integrantes do Nurses Health Study, e no início do estudo tinham idades entre 30 e 55 anos.

Estas mulheres na ocasião que ingressaram no estudo não eram portadoras de doença cardíaca conhecida.Os autores da pesquisa concluíram que substituir uma porção semanal de carne vermelha por aves, peixes, Glossary Link nozes e laticínios com baixo teor de gordura poderia reduzir o risco relativo de doença arterial coronariana (DAC) em mulheres na ordem de 19%, 24%, 30% e 13%, respectivamente.

A DAC é caracterizada pela formação de placas de gordura na parede das artérias do coração, sendo a principal causa do infarto do miocárdio, conhecido popularmente como “ataque cardíaco“. Os pesquisadores ainda observaram que, globalmente, a ingestão de proteína animal associava-se a um risco aumentado de DAC, enquanto que a ingestão de proteína de origem vegetal conferiu uma certa proteção.

Embora o estudo tenha incluído apenas mulheres, os pesquisadores de Havard acreditam que estes resultados possam ser aplicados também aos homens.

Fonte: Portal do coração

 

Leia também:

Confira outras matérias do site