Blog

Trilhas: Circuito das Grutas, Bico do Papagaio, Pico do Sacopã

Trilhas: Circuito das Grutas, Bico do Papagaio, Pico do Sacopã

Spotlight

Circuito das Grutas

Para o Circuito das Grutas, que também fica localizado na Floresta da Tijuca, é recomendada a companhia de guias especializados. O trajeto percorre formações rochosas, originadas há milhares de anos graças a deslizamentos decorrentes dos movimentos tectônicos. O circuito passa por diversas grutas, como a Gruta do Belmiro, a Gruta do Archer e a Gruta dos Morcegos, entre outras. A caminhada é considerada moderada e é preciso atenção, já que há alguns terrenos irregulares e aclives acentuados.

Circuito das Grutas - Pressão Alta

 

Bico do Papagaio

O Bico de Papagaio é a segunda montanha mais alta do Parque Nacional da Tijuca. Do alto de seus 987 metros de altitude – quase 300 metros acima do morro do Corcovado -, pode-se avistar grande parte da Zona Oeste do Rio. Embora o trajeto comece de forma leve, o percurso não é considerado tão fácil: pedras e raízes tornam a caminhada difícil até o topo da montanha. A trilha começa no Largo do Bom Retiro e a primeira etapa vai até a bifurcação com o Pico da Tijuca. Após isso, é preciso ficar atento às diversas bifurcações que separam o caminho para outras trilhas do parque.

pico do papagaio - Pressão Alta

 

Pico do Sacopã

A trilha que começa no Parque da Catacumba, próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas, leva ao mirante do Pico do Sacopã. Por meio de uma caminhada leve de cerca de 20 minutos, é possível chegar ao topo do morro. Do alto de seus 134 metros, o mirante oferece uma ampla vista da Lagoa. O trajeto é leve e recomendado para pessoas de todas as idades. O nível de esforço físico requerido é baixo e a trilha é bem sinalizada.

Pico do Sacopã - Pressão Alta