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Trânsito não precisa estressar. Fique tranquilo!

Trânsito não precisa estressar. Fique tranquilo!

Você se estressa no trânsito diário das grandes cidades?

Morar perto do trabalho significa qualidade de vida, mas a maioria dos moradores das grandes cidades enfrentam os congestionamentos diários, trânsito é uma constante para se deslocar de casa para o trabalho. O estresse provocado pelo tempo em que a pessoa fica parada no trânsito pode gerar doenças físicas e emocionais.As vias mais congestionadas dos grandes centros podem apresentar velocidade media entre 9,2 km/h e 11,3 km/h. Velocidades que vão testar sua paciência e bom humor.

O cardiologista Carlos Alberto Pastore afirma que, além da tensão física sofrida pelo corpo por ficar parado muito tempo, o trânsito ruim afeta emocionalmente o motorista. “É uma adrenalina e isso eleva a pressão arterial e a frequência cardíaca.”

Para aliviar a tensão, o médico da algumas dicas para você:

-Saia de casa com um bom tempo de antecedência, para evitar os atrasos;

-Escolha caminhos alternativos. Trafegar por avenidas movimentadas durante o horário de pico é aumentar as chances de se aborrecer;

-Se você acabou de ter um desentendimento em casa, ou qualquer outro aborrecimento que tenha colocado em baixa a sua saúde mental, siga para o seu destino de táxi ou de ônibus;

-Ouvir música é um recurso que deve ser bem pensado para não aumentar ainda mais o seu estresse. Evite manter o volume mais alto que o barulho da rua. Use as suas preferências e o bom senso para escolher o que escutar.

-Se tiver ar-condicionado, mantenha-o ligado, mesmo que isso signifique gastar mais bateria;

-Procure mentalizar boas coisas enquanto estiver no trânsito.

-Pensamentos ruins podem deixá-lo ainda mais cansado, além de superdimensionar a tensão;

-Aproveite para planejar a sua vida enquanto está ao volante.

-Planos de férias, final de semana, listas de compras de supermercado, tudo isso pode ser feito mentalmente enquanto espera o carro da frente acelerar;

-Conte até dez antes de gritar ou fazer gestos obscenos para outro motorista. Muitas pessoas usam o carro com um escudo e aproveitam para despejar todas as frustrações no primeiro incauto que lhe cortar a preferencial. Evite brigas, pois quem sai perdendo é você.

-Faça exercícios respiratórios. Inspire o ar, prenda-o por alguns segundos e solte-o em seguida. É uma boa maneira de se acalmar;

-Evite manter o pé fixo na embreagem por muito tempo. Mova os pés para cima e para baixo, para não provocar dores.

-Não fale no celular enquanto estiver dirigindo. Se a ligação for muito importante, encoste o carro e fale tranquilamente, evitando assim multas e acidentes.