Blog

 

Hábitos saudáveis de vida diminuem a pressão arterial e reduzem o risco de Ataque de coração e AVC. Porém, só isso?

Aos 25 anos nosso corpo amadureceu completamente e só começará a perder força e volume muscular a partir dos 30 anos, consequentemente, este é o período da vida em que somos mais saudáveis.

Os maiores riscos para a saúde dos adultos jovens são a infeção pelo vírus HIV, seguido por acidentes, suicídios e doença arterial coronária.

Entre os 30 e os 50 anos, as mulheres têm mais probabilidade de morrer por doenças que por acidente, sendo o câncer de mama a principal causa de mortes depois dos 40 anos.

Antes dos 50 o câncer de próstata é o mais comum nos homens. No entanto, em ambos sexos as doenças cardiovasculares depois dos 40 são extremamente habituais.

 

 

Hábitos saudáveis

Comer menos gorduras e mais fibras protege o organismo de doenças cardiovasculares e pode reduzir o risco de câncer de cólon e do reto. As vitaminas A,C e E também ajudam a proteger nosso corpo contra o câncer. Resumindo, muitos cítricos e vegetais.

Exercícios de manutenção como andar, correr, bicicleta, adiam a deterioração de músculos e ossos e também ajudam na prevenção da osteoporose. É importante salientar que a pratica de exercício físico deve ser feita com regularidade.

Hábitos de vida saudáveis (alimentação adequada, exercício regular, diminuir a bebida, parar de fumar, etc) ajuda a reduzir o risco de AIDS e câncer.

Tabaco e álcool são fatores que aumentam o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares, mas também são fatores de risco para câncer de pulmão, boca, estômago e câncer de esófago, alem de doenças hepáticas. Estatisticamente os fumantes multiplicam por três o risco de câncer quando comparados com não fumantes.

Os homens são entre três e quatro vezes mais suscetíveis que as mulheres a acidentes porque se arriscam mais e bebem mais. O álcool tem associado o risco de ser uma das principais causas de acidentes mortais no trânsito sem esquecer sua incidência nas doenças hepáticas.

Fazer sexo é bom para diminuir a pressão arterial. No entanto, devemos considerar que o sexo seguro protege contra HIV, e, nas mulheres, pode reduzir o risco de câncer de colo de útero.

Em resumo, quando falamos de hábitos saudáveis não falamos só de hipertensão, Na realidade estamos falando de cuidar-nos para ter uma velhice melhor no mais amplo sentido da palavra.

 

 

Fonte: Guia de Saúde da Família