Blog

Qual é o seu tipo de pisada?

Existem três tipos básicos de pé, o pronado, neutro e supinado. Cada um é baseado na altura dos seus arcos. E você, sabe qual é o tipo de sua pisada? Veja abaixo os três tipos básicos de pé e faça o “teste do pé molhado”.

 

Pronada

Pronada (Arco plano): Na pisada pronada indivíduos pisam com o pé apoiado mais para dentro forçando o dedão e o calcanhar. Assim que toca ao chão, o pé apoia-se no lado mais interno e se contorciona para dentro, usando assim o dedão para ganhar impulso. É um tipo de pisada comum entre indivíduos com pé chato.

 

Pisada Neutra

Neutra (Arco normal): Na pisada neutra o pé toca ao chão apoiando o lado externo do calcanhar e se move levemente para dentro, seguindo em linha reta até a elevação do dedão. É o tipo ideal de pisada, pois há um equilibro na forma como os pés tocam o chão, sem que o pé vire para fora ou para dentro.

 

Supinada

Supinada (Arco cavo): Na pisada supinada o pé toca o chão no lado externo do calcanhar e continua o movimento usando o seu lado mais externo, ganhando impulso no dedinho. Esse tipo de pisada provoca um maior contato da parte de fora dos pés no chão e a sola do tênis gasta mais na parte externa.

 

Para descobrir qual tipo de sua pisada, existe um teste simples e fácil de ser realizado. É o chamado “Teste do pé molhado”. Coloque uma folha de jornal em uma superfície plana no chão e depois molhe a sola do pé direito. Após isso, dê um passo lento sobre a folha do jornal, pisando do calcanhar para os dedos. Por fim, com uma caneta faça o contorno da mancha que ficou na folha do jornal e compare com os três tipos de pisada para descobrir qual é o seu tipo.

Para escolher o melhor tênis, você pode realizar o teste do pé molhado ou tirar sua dúvida sobre qual o tipo de sua pisada procurando lojas especializadas.