Blog

Pressão Arterial, Entendendo seus Valores e Variabilidade da Pressão Arterial

Pressão Arterial, Entendendo seus Valores e Variabilidade da Pressão Arterial

É importante medir a pressão em casa, esses valores encontrados no dia-a-dia do paciente, são os mais fiéis a real forma com que a sua Pressão Arterial se encontra. A Pressão Arterial não é um dado global, é necessária sua compreensão em função do cotidiano de cada paciente para tomar uma atitude clínica, e a AMPA (Auto Medida da Pressão Arterial) é uma ajuda fundamental neste processo. Lembrando sempre que os aparelhos usados para medir se o paciente está com  Pressão Alta ou Baixa em casa devem ser Clinicamente Validados e de marcas reconhecidas.

O valor da Pressão Arterial deve ser  sempre o mesmo?

Existe a crença de que o valor da pressão arterial deve ser sempre o mesmo, mas isso não é correto. O coração bate, aproximadamente, 100.000 vezes por dia, e cada batimento significa uma pressão arterial diferente.

Valores de Pressão Arterial oscilam de acordo com vários fatores.

A elevação da pressão arterial pode ser influenciada por diversos fatores como atividade física, estado de ânimo, estresse, dores, estar de bexiga cheia, etc.

Segue uma tabela comparativa de algumas atividades do cotidiano comum a qualquer pessoa, que fazem com que a pressão aumente:

 Tabela comparativa de Pressão Arterial:

Screen shot 2014-01-18 at 1.05.12 PM

 

Como se pode observar, qualquer atividade realizada, exija ela pouco ou muito esforço físico, resulta num aumento da pressão arterial. Somente quanto em repouso se pode considerar que a pressão medida é a que mais se aproxima da real. Geralmente durante o sono a pressão arterial é mais baixa. Por esse motivo, a medição da pressão em casa deve ser realizada após repouso absoluto de no mínimo 5 minutos.

A Pressão Arterial deve ser medida quando a pessoa estiver em repouso, da seguinte forma:

No ato da medição, é recomendável que a pessoa esteja em um lugar calmo, sem a interferência de televisão, rádio, animais ou mesmo de outras pessoas que possam agitar o paciente. Se a medida é realizada mais de uma vez, é necessário aguardar 1 minuto entre cada uma delas para que o vaso sanguíneo recupere seu estado normal. As diferenças entre as medidas são pequenas, pois a pressão muda constantemente, mas os valores de medidas continuadas devem ser muito parecidos. Portanto, a pressão arterial não tem valores fixos, mas sim limites de variação.