Blog

Pressão Alta nas festas de fim de ano

Pressão Alta nas festas de fim de ano

Final de ano é sinônimo de temporada de festas. Natal, Ano Novo e todo as festas nesse período (amigo oculto, festa da empresa, etc.) são momentos que desafiam qualquer dieta. E o que não falta é tentação. A começar pela ceia de natal, com peru, pão surpresa, panetone, frutas da estação, e por aí vai.

Na virada do ano, a dose de exagero se repete. Mas o complicado vem depois. Além do quilos a mais, algumas pessoas acabam encarando problemas silenciosos como a “hipertensão” e diabetes. A hipertensão, mais conhecida como pressão alta, aflige crianças, adultos e idosos de ambos os sexos, apesar de estar mais presente em homens e pessoas com a idade mais avançada.

Evite industrializados

O conselho é sempre evitar embutidos e sal, e abusar de vegetais, frutas e castanhas. Existem nessa época ótimas opções de frutas nessa estação. Abuse das frutas que estão na época nesse período. Procure pratos diferentes. Ao invés de três tipos de carne, por exemplo, aposte em uma receita nova e mistura uma opção de carne branca com castanhas.

Hipertensos

Os hipertensos, controlados ou não, devem fugir dos salgados, mesmo que seja em pouca quantidade. Infelizmente, não são poucos os que acabam em um pronto socorro com crise de pressão alta devido aos excessos alimentares. O efeito ruim do sal é rápido e piora com a ingestão de bebidas alcoólicas. Se a pressão arterial não está bem controlada, também evite os exercícios intensos, contraindicados mesmo como esporte na praia ou clube. Por isso, é melhor manter a pressão normal (12×8) para estar livre de proibições nestas oportunidades.

Diabéticos

Os diabéticos e mesmo os chamados de pré-diabéticos devem manter alguma atividade física leve ou moderada e ter atenção rigorosa em relação aos doces e alimentos açucarados. Os níveis de glicose no sangue podem “explodir” caso consumam açúcar visível ou invisível. Uma boa sugestão é pedir aos familiares que preparem doces e sobremesas sem açúcar, usando os adoçantes existentes (por exemplo, a sucralose pode ser aquecida e tem ótimo sabor). Os demais alimentos comuns dos jantares e almoços de fim de ano, como leitão, pernil e outros, estão liberados em quantidades moderadas.