Blog

Pressão Alta.com.br o que é?

pressão alta

Este post  tem a função de explicar o objetivo do Pressão Alta, mas é impossível descrever qual o objetivo do blog sem falar um pouco sobre a própria pressão alta.

O que é a pressão alta?

Esta é uma doença crônica (não tem cura), ainda que seja perfeitamente possível seu controle. No entanto, a baixa taxa do mesmo (6,5% no Brasil) e a alta prevalência (aproximadamente 40 milhões de brasileiros) convertem a hipertensão na epidemia do século XXI. As doenças cardiovasculares representam um tremendo problema social e econômico, sendo a principal causa de morte dos hipertensos com mais de 250.000 óbitos anuais e mais de um milhão de internações.

A hipertensão pode ser  tratada de várias formas.

Podemos tratar a pressão alta com medicamentos e com mudanças básicas no estilo de vida, como:

•    Alimentação saudável
•    Acabar com o cigarro.
•    Sair do sedentarismo.
•    Moderar o consumo de sal e álcool.
•    Diminuir o estresse.
Estes cinco objetivos que parecem simples e fáceis de atingir, são na realidade muito complicados porque mexem com a nossa cultura, com nos foi ensinado, com o que desde muito novos consideramos que era bom ou mau, necessário ou desnecessário, divertido, prazeroso ou chato. Sendo assim, é fácil compreender como é difícil encarar sozinhos um novo processo de aprendizado com mais de 40 anos de idade, quando as nossas vontades já não tem como objetivo as mudanças.

É aqui que o Pressão Alta.com.br vai desenvolver sua atividade.

Pretendemos ser um mecanismo de acesso a informação de profissionais qualificados, psicólogos, pedagogos, cardiologistas, nefrologistas, educadores físicos, enfermeiras, farmacêuticos, nutricionistas, gastrônomo e etc. Todos esses especialistas voltados a oferecer informações para incentivar esta mudança de hábitos, uma nova forma de encontrar alegria em momentos e coisas simples nos quais não tínhamos costume de encontrar.