Gadgets

POST 5 – Como fazer para medir a pressão arterial?

Neste post vamos ensinar como fazer para que você mesmo possa medir a sua pressão arterial.

 

Medir a pressão não é um procedimento simples. Aqui vão as dicas necessárias para fazer direito:

 

1- É recomendável efetuar as medidas antes de tomar medicamentos anti-hipertensivos e antes do desjejum e do jantar, ou após duas horas.

2- Procurar um quarto tranquilo com uma mesa e uma cadeira. Sente-se e apóie as costa na cadeira. mantenha uma postura ereta com ambos pês apoiados no chão sem cruzar as pernas.

3- Deve estar pelo menos 5 minutos de repouso antes de iniciar a medida, sem estar de bexiga cheia, 30 minutos sem fumar, sem ingerir cafeína ou bebida alcoólica e sem ter praticado exercícios físicos.

4- Colocar o manguito no braço livre de roupas ou no pulso dependendo do tipo de aparelho. Não deve estar com roupas apertadas.

5- Nos aparelhos de braço apoiar o braço na mesa com a palma da mão voltada para cima. Os manguitos devem estar na altura do coração (veja imagens).

 

 

 

 

6- Iniciar a medida e permanecer imóvel, relaxado, sem falar e realizar 3 medidas com intervalos de 1 minuto.

7- Anotar data, hora e valor de cada medida. Tem aparelhos que realizam a media de três medidas, neste caso só precisa anotar este valor. Este relatório será útil para o médico.

Lembre sempre que em casa o valor das medidas é sempre inferior que quando a pressão é medida na rua ou na farmácia, podendo chegar a ser até 40 mmhg mais baixa.

A cada batimento cardíaco corresponde um valor diferente de pressão, não se surpreenda se os valores são diferentes a cada medida. No entanto, em medidas continuadas as diferenças não devem ser superiores a 20 mmHg sendo que a primeira medida acostuma a ser mais altas.

Anote as medidas segundo a tabela a seguir:

 

Screen shot 2013-12-10 at 1.14.56 AM