Blog

 

Seus filhos comeram muito doce no dia de Cosme e Damião? Espero que sim. Tem dias que é bom abrir mão da moderação e permitir que eles “caiam dentro” para evitar aquele prazer que nossos filhos tem do “perigo” de nos enganar. No entanto, ensinar desde crianças sobre hábitos saudáveis e sobre o valor da moderação é fundamental.

Neste ponto perguntarmos sobre o papel da escola neste quesito é fundamental, e não importa se a escola é pública ou privada,  o que importa é o que é que as crianças apreendem e como nós, pais, participamos disto.

A realidade é que na maioria das escolas não se trata sobre este assunto, não existem cursos, palestras ou qualquer outra atividade relacionada a alimentação. Nas cantinas é difícil encontrar uma peça de fruta ou alimentos ricos em carboidratos, verduras, etc, o que encontramos sempre são alimentos gordurosos e salgados.

Outro problema é a educação física. Ainda que é uma assinatura obrigatória, em muitas escola vira optativa, e, com sorte o 20% das crianças participam, quanto que para o 80% vira recreio.

O que fazer;

  • O primeiro passo e mandar comida adequada na lancheira e exigir da escola que tenha a dispor e bem exposta comida saudável na cantina.
  • O segundo passo e exigir que todas as crianças participem da aula de educação física.
  • Por último, incentivar junto a escola para que se realizem palestras e cursos sobre este assunto.

Nossa responsabilidade como pais consiste em compartilhar com a escola a educação dos nossos filhos.