Blog

Melhor amigo

 

Ter um animal de estimação em casa pode ser melhor que remédio e terapia juntos. Isso porque um cão, gato ou outro bicho mais exótico – como aves, tartarugas, peixes e etc – é capaz de deixar o dono mais feliz, otimista, ativo e menos solitário.

Além disso, os animais domésticos podem fazer bem para o CORAÇÃO (pressão arterial e circulação sanguínea), a hiperatividade, a depressão, a postura, a alergia e até a imunidade.

Segundo o psiquiatra Daniel Barros e a veterinária Silvia Ricci, os benefícios de ter um animal de estimação como companheiro diário podem ser diversos, confira abaixo alguns exemplos:

 

1- Quando você acaricia um animal, ocorre uma mudança hormonal em seu corpo;

2- Ocorre a diminuição da produção de hormônios relacionados ao estresse (cortisol e adrenalina);

3- O coração desacelera e a pressão arterial cai;

4- Ocorre o aumento de hormônios relacionados ao bem estar (serotonina e noradrenalina)

5- Os animais ajudam você a melhorar em vários aspectos como comunicação, autoestima e humor;

 

Porém, para que tanto você quanto seu animal consigam viver em perfeitas condições é importante que alguns passos sejam seguidos: seja tolerante com seu animal, ensine regras e limite espaços na sua casa, não de total liberadade (você deve sempre estar no comando da situação), use sempre reforços positivos no lugar de broncas e principalmente conheça bem a espécie do seu animal (cada raça possui características específicas de comportamento e temperamento).

 

Essas dicas vão fazer o dia-a-dia com seu animal de estimação muto mais tranquilo e sem estresses cotidianos em casa.