Blog

Macarrão à Bolonhesa saudável

 

Comer de forma saudável parece difícil. Mas não é. Vamos desmistificar isso. Nossa primeira receita será o bom e velho macarrão à bolonhesa. Darei dicas importantes para a escolha e cocção dos alimentos, de forma mais saudável. E para renovar e trazer saúde ao prato, vamos usar a berinjela.

 

Você sabe do que ela é capaz?

 

A berinjela começou a ser mais utilizada nos últimos tempos. O motivo é o rumor de que ela diminuiria o colesterol. Para este fim, usa-se ingerir duas colheres de sopa da farinha de berinjela por dia, junto a uma reeducação alimentar. Mas a hortaliça cozida também tem seu valor. Além de possuir muitas fibras, que ajudam na saciedade e regulam o intestino, ela é composta quase que totalmente por água, o que faz com que ela tenha função diurética e auxilie na perda de peso. Tem níveis consideráveis de zinco, potássio, magnésio, cálcio, ferro e fósforo. Suas principais vitaminas são A, B1, B2 e C.

 

Bora cozinhar!

– – – – – – – – – – –

Macarrão à Bolonhesa

4 porções

40 minutos

264 calorias por porção

– – – – – – – – – – –

Ingredientes

 

1 lata de tomate pelado (Vai direto da lata para a panela, é fácil de achar e não possui sódio, como o molho pronto)

200g de carne moída magra (Eu gosto mais de usar a carne desfiada. Corto em cubos, geralmente Patinho, e coloco na pressão por cerca de 30 minutos ou até ficar macio o suficiente para desfiar)

200g de macarrão da sua preferência (Só tinha o comum hoje, mas costumo usar o integral por causa das fibras, que reduzem o ritmo de absorção do carboidrato, fazendo a fome demorar mais para voltar. O macarrão sem fibras rapidamente vira açúcar e dispara a produção de insulina, que em excesso, aumenta os estoques de gordura.)

1 berinjela picada em cubinhos

1/2 cebola picada

2 dentes de alho picados (Sem o miolinho que pode causar indigestão)

1 punhado de manjericão

1 pitada de açucar

1 colher de óleo de girassol ou soja (O azeite é saudável, mas elevado a altas temperaturas, perde suas propriedades, sendo melhor acrescentá-lo no final, se for usá-lo. O óleo de soja e o de girassol tem o ponto de queima mais elevado, sendo melhor para cocções mais longas)

Sal e pimenta do reino moída na hora

– – – – – – – – – – –

 

passos

 

 

Modo de preparo

 

Comece colocando o macarrão para cozinhar segundo as informações do fabricante.

Enquanto isso, vá aquecendo 1 colher de óleo e dourando a cebola.

Acrescente o alho picado e doure, colocando a carne em seguida.

Assim que a carne estiver cozida, acrescente a berinjela e ½ xícara de água. Tampe a panela e deixe que a berinjela cozinhe, em fogo baixo, por cerca de 5 minutos. Não cozinhe muito para que ela não perca as propriedades. Deixe que ela fique al dente.

Depois disso é só somar o tomate pelado e dar uma amassada nele com a colher ali mesmo. Coloque uma pitadinha de açúcar para equilibrar a acidez, acerte o sal, a pimenta e pronto. Desligue, junte a massa ao molho e sirva. Vapt-vupt!