Blog

as

 

A primeira coisa que faço quando acordo é tomar um copo de água com limão. Pode parecer frescura, mas vou explicar as razões pelas quais todo mundo deveria fazer o mesmo. Durante o jejum prolongado a primeira coisa que faço quando acordo é tomar um copo de água com limão.
Pode parecer frescura, mas vou explicar as razões pelas quais todo mundo deveria fazer o mesmo. Durante o jejum prolongado devido à noite de sono, acontecem diversos eventos fisiológicos e bioquímicos que irão deixar nosso pH sanguíneo mais ácido. Quanto mais ácido o pH, maior a liberação de cortisol, além da piora nas atividades enzimáticas (sintese proteica por exemplo).

A acidez do limão estimula a produção fisiológica de carbonatos e bicarbonatos orgânicos. Eles irão atingir a circulação, tamponando o sangue. Quanto mais alcalino o sangue, melhor a gente fuciona!

Além disso ajuda na proteção da mucosa gástrica e duodenal. Eu nunca mais senti pirose (queimação) depois que comecei a fazer isso! Muito bom para quem sofre de gastrite! E não acabou… A acidez do limão lentifica a cinética da passagem do alimento pelo nosso trato digestivo. Um copo desse antes de refeiçoes com carboidratos, pode reduzir a glicemia em até 30%!
E eu não vou nem falar da vitamina C e anti-oxidantes.