Blog

joelho

O joelho é uma articulação muito importante do nosso corpo, pois ele é responsável pela dissipação das cargas de força da gravidade que desce pelo nosso corpo desde a cabeça até os pés, sendo o joelho responsável pela sustentação de aproximadamente 70% da massa corporal total. O joelho também é responsável pelo sistema locomotor, pois ele funciona como uma “dobradiça” que realiza principalmente a extensão e a flexão da perna sob a coxa, permitindo assim nos locomovermos.

Risco de Lesões.

Muitos praticantes de atividades físicas sobrecarregam os joelhos sem ter noção dos riscos que estão correndo colocando esta articulação em estado de mau uso ou abuso, ou seja, respectivamente realizando exercícios incorretamente ou utilizando a articulação em excesso. Uma forma de prevenir as possíveis lesões nos joelhos é praticar exercícios sob a orientação de um profissional especializado, fortalecendo a musculatura e ficando atento a cada execução dos exercícios que envolvem esta articulação prevenindo movimentos incorretos.

Algumas patologias relacionadas com os joelhos merecem um cuidado especial na hora da pratica de atividades físicas, como é o caso da condromalácia patelar (desgarte da articulação femoropatelar), fouxidão ligamentar (ligamentos ficam esgarçados), tendinite no tendão patelar e do quadríceps (inflamação dos tendões), problemas nos meniscos ou nos ligamentos cruzados e colaterais, entre outros. O fato é que se você têm uma destas patologias, deve tratar para não agravar o quadro clínico realizando fisioterapia e fortalecimento muscular.

 

Agora, caso não tenha nenhum problema nos joelhos o melhor a fazer é fortalecê-lo sob a supervisão de um professor de educação física, sendo a musculação o local mais indicado para isto.