Blog

Hipertensão – Trate a Causa.

Hipertensão – Trate a Causa.

A hipertensão pode ser tratada com vários medicamentos, mas também com métodos que combatem a sua causa!

O estresse é a causa básica da hipertensão.

Os hormônios do estresse, como o lactato plasmático, estão diretamente ligados à pressão arterial alta. Quando estamos tensos, nossos vasos sanguíneos literalmente se comprimem e o coração tem que bombear mais forte para fazer o sangue fluir por todo nosso corpo, então a pressão arterial aumenta.

O estresse é neutralizado pelo repouso, assim a hipertensão também.

O repouso permite a nosso corpo relaxar tensões. Infelizmente o repouso durante o sono não é profundo o suficiente para neutralizar estresses profundamente enraizados. Os estresses se acumulam durante a vida, resultando em aumento da pressão arterial, e doenças em geral.

Uma das maneira de repousar e acabar com a hipertensão é praticar a Meditação Transcendental (MT). Remova a causa, e os sintomas desaparecem!

Após algum tempo o profundo estado de repouso durante a MT estabiliza-se fora da prática da MT, resultando numa diminuição permanente do lactato no sangue, e num funcionamento fisiológico mais equilibrado.

A Meditação Transcendental é uma antiga técnica através da qual este processo natural pode ser iniciado, mas ela requer um treinamento pessoal detalhado, e acompanhamento para assegurar que seja praticada corretamente. No entanto, se praticada corretamente, ela é completamente natural, muito agradável e altamente eficaz, geralmente desde a primeira meditação. A verdadeira meditação é muito mais fácil do que a maioria das pessoas pensa.

Hipertensão, por que a MT é tão eficaz ?

O repouso profundo que coincide com a experiência de transcender permite ao corpo eliminar nossos estresses mais profundos, que são a causa básica da maioria dos problemas de saúde, inclusive a hipertensão.

Transcender é um estado onde a mente experimenta silêncio puro e paz interior. Quando este estado é atingido o corpo também vem para um estado de repouso profundo. Isto pode ser facilmente medido, por exemplo, pela medida do consumo de oxigénio.

Esta pesquisa, realizada na UCLA e na Universidade de Harvard, mostra que o estado de repouso que é experimentado quase que imediatamente durante a prática da MT vai muito mais profundo do que mesmo muitas horas de sono.

Este repouso profundo permite ao corpo eliminar os estresses profundamente enraizados, mesmo estresses que anos de sono não podem tocar, pois o relaxamento durante o sono não vai profundo o suficiente.

E isto tem um efeito marcante tanto na saúde mental quanto física, como verificado por centenas de pesquisas, e que você poderá descobrir neste site.

Por exemplo, muitos estudos com pacientes severamente traumatizados, como veteranos de guerra, encontraram melhoras consideradas quase impossíveis de acordo com a psicologia moderna.

Um estudo recente amplamente difundido (ver artigo do Wall Street Journal) encontrou uma redução de 50% nos sintomas de TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) em veteranos da guerra do Iraque após apenas 8 semanas de prática de MT. (ver Wall Street Journal article e CNN) (referência: Military Medicine (junho 2011)

Um estudo anterior encontrou significativa redução em TEPT, Ansiedade, Depressão, Insônia e muitas outras variáveis em veteranos da guerra do Vietnam após 3 meses de prática de MT, enquanto um grupo de controle que recebeu psicoterapia padrão não apresentou qualquer melhora significativa. (referência: Journal of Counseling and Development 64: 212–215)

As melhoras foram tão significativas que após 3 meses 70% dos veteranos no grupo de MT não requereram mais Estes pacientes tiveram traumas mtruaitaomeanistos. everos do que a maioria de nós. Se a MT pode ajudá-los, podemos imaginar como ela pode ser um tratamento eficiente para a etresse em nossa sociedade.

Pesquisa: redução de 10.7 mmHg na pressão arterial

Os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH) são uma das maiores e mais respeitadas instituições governamentais de saúde no mundo. Durante os últimos 20 anos o NIH gastou mais de US$25 milhões para apoiar pesquisas com a MT, principalmente com doenças cardiovasculares. Suas pesquisas mostraram, por exemplo, que a MT foi o único método alternativo que pode mostrar uma diminuição significativa na hipertensão.

Um estudo do NIH acompanhou 123 pacientes com hipertensão severa, com uma pressão arterial média de 179 mmHg. Eles foram divididos aleatoriamente em um grupo de MT, um grupo com técnica de relaxamento e um grupo só com educação de saúde. Após 3 meses, o grupo de MT apresentou uma redução média de 10.7mm . O grupo de educação de saúde não mostrou melhora significativa. O grupo de relaxamento teve alguma melhora, mas 3 vezes MT menor que o grupo de MT.

Fonte: Meditação Transcedental