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Preciso de mais tempo na cama!

Preciso de mais tempo na cama!

 

 

Não é a mesma coisa dormir que descansar. Dormir é a principal forma de descanso mas, também podemos descansar acordados física e mentalmente; no sofá, lendo ou até passeando. Por outro lado, o simples fato de dormir não é garantia de um descanso adequado.

 

O sono tem como objetivo a recuperação diária do organismo. É o momento onde todos os processos de recuperação  do nosso organismo funcionam, é por isso que não descansar adequadamente durante o sono é um grave problema de saúde. Considera-se que mais da metade da população adulta sofrem alterações no sono.

 

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Tem três grandes grupos de alterações do sono:

 

1.- Podem ser fisiológicas, a idade e o estado geral da saúde. Neste caso é importante o exercício físico e uma alimentação equilibrada para melhorar, muito, a qualidade do sono. São recomendáveis jantares leves e no mínimo uma hora antes de deitar. Também não são recomendáveis exercícios intensos antes de deitar.

 

2.- Os fatores psicológicos também podem atrapalhar nosso sono. Os problemas econômicos, laborais ou sentimentais produzem ansiedade, estresse e depressão. Você nunca acordou as 3:00 ou 4:00 horas da manhã com aquela sensação de ansiedade associada aos problemas? Isto acontece porque os problemas são magnificados pelo estado de semi-inconsciência que atingimos durante o sono.

 

3.- Também complicam nosso descanso os fatores culturais, tais como assistir tv na cama ou ficar navegando na internet até tarde.

 

É necessário dormir um mínimo de 7 a 9 horas diárias. Dormir menos de 6 horas por dia relaciona-se com o aumento da morbi-mortalidade, envelhecimento precoce, incremento de doenças cardiovasculares, ao câncer e a doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

 

Preocupe-se por dormir bem, seja disciplinado nos horários de deitar, invista em uma boa cama, mantenha uma dieta equilibrada e faça exercício. Não aceite dormir pouco e mal, se este for seu caso consulte um especialista