Blog

Emagrecer, Índice glicêmico e Pressão Alta.

Emagrecer, Índice glicêmico e Pressão Alta.

Inúmeras pesquisas clinicas tem estabelecido a relação entre a perda de peso (emagrecer) e a diminuição da pressão arterial. O que tem a ver com isso o índice glicêmico?

O índice glicêmico diferencia os carboidratos. Sempre que ingerimos carboidratos, estes se transformam em glicose (açúcar) e entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades. Com base nesse fato, é possível classificar-los: quanto mais rápido o seu ingresso, maior será a libertação de Insulina pelo pâncreas para equilibrar os níveis de açúcar. Vamos tentar simplificar.

Imagine que você sente fome e resolve comer algo rico em carboidratos, por exemplo: pães, massas, doces ou grãos em geral. Seu corpo então transforma os carboidratos em glicose (açúcar), os níveis de açúcar no sangue começam a subir a níveis extremos.

Glicose em extremos no sangue é tóxica, portanto o corpo passa a liberar insulina para controlar e diminuir a glicose. A insulina atua bloqueando a enzima que nos faz usar a gordura como combustível e automaticamente o corpo usa a glicose.

Apos de queimar glicose e reduzir seus níveis no sangue, a insulina ainda continua na corrente sanguínea bloqueando a nossa capacidade de transformar a gordura em energia, ou seja; acumulamos gordura.

Com a insulina bloqueando o uso da gordura como combustível, já tendo queimado a glicose e sem ter outra fonte alternativa de energia disponível, você sente fome novamente e come ainda mais, voltando a iniciar o ciclo e acumulando mais gordura.

Conclusão: Devemos controlar o consumo de alimentos com um índice glicêmico elevado, ainda mais se quisermos emagrecer.

Anexamos uma tabela de alimentos e seus índices glicêmicos. Para avaliar-la é preciso considerar a seguinte classificação:

• IG menor ou igual a 55: baixo

• IG maior que 56 e menor que 70: moderado

• IG maior que 71: alto

Índice glicêmico emagrecer pressão alta

Índice glicêmico pressão alta

 

 

Índice glicêmico pressão alta

Índice glicêmico emagrecer pressão alta 2

Fonte: Fonte: wikípedia, obeso.com