Blog

Dicas para dessalgar o bacalhau

 

  1. Retire o excesso de sal: Antes de colocar o bacalhau de molho, passe-o pela água fria corrente para retirar a crosta de sal que envolve o peixe. Isso acelerará o processo.
  2. Corte o bacalhau em postas: Mesmo que você ainda não tenha uma receita exata em mente, é provável que não vá utilizar o bacalhau como uma peça inteira. Corte-o em postas médias.
  3. Use água fria: Do mesmo jeito que você não lava suas verduras em água morna, use água fria e limpa para dessalgar o bacalhau.
  4. Mantenha o bacalhau na geladeira: Quanto menos sal, mais alta a chance de contaminação por bactérias, pois o sal funciona como conservante. Você deixaria um peixe fresco o dia todo fora da geladeira? Não, pois com o bacalhau é a mesma coisa. O fato de ele estar submerso em água não quer dizer que ele esteja livre da contaminação.
  5. Troque a água com frequência: A água recebe todo o sal que sai do bacalhau, portanto é importante que ela seja fresca e não esteja saturada com sal. O ideal é trocar a água a cada 4-6 horas, dependendo da quantidade de bacalhau que está no recipiente.
  6. Não dessalgue demais: Lembre-se que é mais fácil continuar retirando o sal (aumentando o tempo de molho) do que dar vida a um peixe sem gosto. Como regra geral, comece deixando o bacalhau de molho por 24 horas. Se depois desse tempo ele ainda estiver muito salgado, continue o processo, checando a cada 5 horas para ver se já está bom.

 

 

!       Atente para a espessura do peixe: Peixes mais grossos vão levar mais tempo para dessalgar, e os mais finos dessalgam mais rapidamente. Se você comprou o bacalhau já desfiado, note que ele não se encaixa na regra das 24 horas. Ao invés, comece a dessalgar o bacalhau desfiado com 6 horas de antecedência.

 

  1. Prove e confirme: A melhor maneira de saber se o peixe já está no ponto certo é provar um tiquinho da água do molho, ou uma lasca mínima da carne do peixe. Faça isso tanto na primeira água como na última, para você ter com o que comparar. Tem gente que reserva um copinho da água da primeira dessalga e compara com a da última. Seja como for, evite usar o “olhômetro” e confie no seu paladar.

 

!       Para quem está com pressa: Passe o bacalhau em água corrente como na dica 1. Leve duas panelas com água ao fogo. Coloque o bacalhau em uma delas, e cozinhe na água quente por 15 minutos. Transfira o bacalhau para a panela com água limpa e cozinhe por mais 15 minutos. Repita esta operação até o peixe estar dessalgado, trocando sempre a água da panela de reserva.

  1. Compre pronto: Essa dica é para quem realmente não quer dessalgar o bacalhau em casa. Hoje em dia se encontra o bacalhau à venda já dessalgado e congelado.