Blog

 

A cozinha rápida tem se convertido na saída natural a nossa falta de tempo cotidiana e congelar alimentos frescos tem se convertido em uma tendência na maioria dos domicílios. Mas, é feito da forma correta? Vamos tentar esclarecer as principais duvidas sobre o assunto.

 

fd

 

  • Como devemos congelar os alimentos frescos?

Para congelar bem alimentos frescos precisam ser cumpridos dos princípios bem simples. O primeiro é que os alimentos devem estar em perfeito estado, fresco e sadios. Congelar não melhora, só conserva. O segundo principio é a temperatura de congelação -18ºC.

 

– Qual é o metodo mais adequado para descongelar um alimento?

O forma mais adequada e transfira os alimentos do congelador para a geladeira e deixe descongelar aí. É bom colocar uma pequena grade embaixo para que o alimento não esteja em contato com os líquidos que perde.

 

  • Podemos descongelar no microondas?

Os pratos cozinhados e congelados previamente se descongelam muito bem no microondas. É importante ter deixado o alimento um pouco cru na hora de cozinhar, para que no microondas chegue ao ponto. Os alimentos frescos se descongelam pior porque começam a cozinhar de forma não uniforme.

 

 

  • Um alimento fresco uma vez descongelado pode-se congelar de novo?

Quando descongelamos um alimento cru e o cozinhamos, podemos congelar-lo de novo sem nenhum problema. Recongelar alimentos crus não é recomendado porque perdem sabor, textura e tem possibilidade de favorecer algum tipo de contaminação.

 

 

  • Podemos comer de forma saudável através da “cozinha rápida”?

A “cozinha rápida” é perfeitamente compatível com uma alimentação equilibrada e saudável. Os tempos de cozinhar são mais curtos o que faz que se conservem melhor os nutrientes.