Blog

Como saber se a qualidade do chocolate é boa?

Como saber se a qualidade do chocolate é boa?

A depender daonde este  consumidor se encontra podemos ajudar, mas o importante seria  se habituar a ler os rótulos, a fim de identificar a pureza do chocolate. Boa alternativa seria  tentar  se aproximar do fabricante  de sua preferência e dai passar a  conhecer sua  história, filosofia e responsabilidades.

Mas como  temos poucos  chocolatiers e  mais industrias por enquanto por aqui, seguem lá umas dicas:

 

Rotulo:  atenção,  a receita deve  conter massa de  cacau e  somente manteiga de cacau como parte de gordura.  Agregado a açúcar  itens de  saborização, as vezes  leite  e  emulsificante natural  ( Lecitina). Nada MAIS!

 

chocoa

 

A origem das amêndoas nem sempre é apresentada,  principalmente pelas grandes indústrias.

Mais um motivo para tomar cuidado!

 

Mas os  que as apresentam e principalmente se possuem cacau  de origem  das Américas ( Central e  Sul) são mais confiáveis em procedência e trabalho de  fermentação em fazenda, pois este cacau  possue  menos amargor em sua essência,  e logo  o fabricante vai precisar de menos  elaboração para sabor e daí obteremos  um  produto mais saudável e gostoso.

Alguns usam a terminologia Cacau fino, para  sinalizar  o Cacau premium  de origem brasileira.

 

Por fim se ele estiver no Rio  ou SP ou em capitais, seguem ai algumas dicas de marca:  AMMA chocolates orgânicos, Aquin (RJ) , Cacau Noir (RJ)  ( a linha de origem Brasil), Gourmet Chocolat por  Mirian Rocha (RJ), Mendoá chocolates (BA) , Espirito Cacau (ES), Cuori ( PR).

 

Por último se não tiver acesso a  nenhuma dessas marcas,  prefira um puro de composição de massa, ainda que sem origem, você não encontrará  tanto sabor, mas será mais saudável.

Nesse  aspecto entram valores de  política fair trade da indústria, que para produzir em larga escala, compram  uma mescla de qualidade de cacau, mas  tentam fazer um produto correto, só que com menos rigor  no ingrediente de origem.
Atenção estas dicas só valem para chocolates em Barra, ok?

Outros segmentos, principalmente recheados são considerados elaboração de  doces  com chocolate, como é o caso dos bombons e daí  a regra é outra, pois  muitos  componentes fazem parte da formula. E não basta dizerem como andam falando por ai… é chocolate  de tal país para se atestar qualidade.  Tem que se considerar  mais uma vez  os métodos de saborização, o chocolate usado etc.

 

Espero poder ter ajudado um pouquinho.  Boa degustação.