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Como Controlar a Ansiedade

Como Controlar a Ansiedade

Atualmente somos cercados por pessoas que reclamam de serem dominados pelo mal estar da ansiedade.

Provavelmente, você mesmo sabe bem o que é ter ansiedade. Como consequência da vida agitada e cheia de informações que compartilhamos, somos dominados por uma impaciência e por um ímpeto de ação. Assim, é com frequência que acabamos por usar a comida como meio de aplacar a ansiedade. Comemos algo sem nem estar com fome; simplesmente para nos acalmar. Contudo, visto que não é a falta do alimento que trouxe a ansiedade em primeiro lugar, ingerimos calorias sem nem perceber e logo nos sentimos ansiosos novamente, para uma vez mais começar o ciclo.

A boa notícia é que existem formas de aplacar essa sensação com o próprio alimento. Certas comidas ajudam a controlar a ansiedade.

Seguem algumas sugestões:

Banana – possui alto teor de triptofano que auxilia na produção da serotonina, também conhecida como hormônio da felicidade.

Carboidratos integrais – dão mais energia e disposição organismo. Entres eles, aveia, arroz, pães e massas.

Leite e derivados – também aumentam a produção da serotonina, provocando uma sensação de bem estar.

Frutas Cítricas – a vitamina C auxilía no funcionamento do sistema nervoso.

Carnes e peixes – são fontes naturais de triptofano.

Além de consumir esses alimentos, existem outras formas de controlar a ansiedade.

A prática de exercício físico não somente contribui para um corpo mais esguio e saudável, como também proporciona bem estar e controle da ansiedade. Esse efeito pode ser experimentado tanto após um treino pesado de musculação, quanto depois de uma caminhada leve.

A qualidade do sono também interfere no humor. Uma boa noite de sono gera energia e nos deixa mais preparados para lidar com situações de estresse. Da mesma forma, um bom banho, um momento meditativo, um alongamento e uma respiração profunda também podem produzir tal efeito. Quando ansioso/a, experimente fechar os olhos e começar a inspirar e expirar com mais profundidade, concentrando-se nessa respiração.

São vários os fatores da sociedade contemporânea que contribuem para um estado de ansiedade geral que nos acomete. Porém, não é preciso recorrer a chocolates e sorvete para dar conta disso. Tente inserir uma ou várias das possibilidades citadas neste texto da próxima vez que se sentir muito ansioso/a. Verá como não somente estará deixando de ingerir calorias desnecessárias, como irá se acalmar.