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Caminhar – Benefícios e cuidados

Caminhar – Benefícios e cuidados

A caminhada é um excelente exercício para manter as pessoas saudáveis. Ela é uma das formas mais fáceis de colocar nosso corpo em movimento, para caminhar não existem grandes restrições.

Caminhar é fazer bem ao seu corpo e consequentemente para sua saúde sem gastar muito dinheiro e sem muita técnica, mas existem alguns cuidados que precisam ser tomados antes de começar a praticar a caminhada como exercício.

Alguns cuidados básicos para caminhar:

-Escolha um horário do dia, manhã ou noite, em que o sol esteja ameno e assim você não sofra com os raios solares;
-Vista roupas confortáveis, caso esteja ventando ou frio não esqueça de se agasalhar;
-Use calçado adequado, os tênis são os mais indicados;
-Tome um pouco de água antes de começar a caminhar, mesmo que não tenha sede.
-Caso vá caminhar por muito tempo, ou a temperatura esteja muito quente, leve uma garrafinha de água;
-Não comece a caminhar rápido, vá aumentando a velocidade conforme a sensação do seu corpo;
-Depois de caminhar sempre faça alongamentos;

Em um estudo que foi desenvolvido na Universidade de Illinois (EUA), foi apontado que os estímulos promovidos pelo exercício de caminhar são suficientes para estimular as conexões neuronais, reduzindo, assim, riscos de problemas de memória e atenção.

10 Benefícios de caminhar:

-Melhora a circulação sanguínea;
-Deixa o pulmão mais eficiente;
-Combate a osteoporose;
-Afasta a depressão;
-Aumenta a sensação de bem estar;
-Deixa o cérebro mais saudável;
-Diminui a sonolência;
-Controla a vontade de comer;
-Protege contra derrames e infartos;
-Aumenta a insulina no corpo.

A grande vantagem de caminhar, para quem quer sair do sedentarismo, está no fato de ser uma atividade que envolve baixos riscos cardíacos e poucos impacto para as articulações.