Blog

Vamos iniciar um ciclo de post sobre a automedida da pressão arterial, serão 10 no total, destinados a informar sobre as vantagens, para você e para sua família, de incorporar o uso de este método no seu quotidiano.

Relacionamos a seguir os temas que serão tratados:

  1. AMPA – Automedida da pressão arterial (conceito)
  2. Vantagens de medir a pressão em casa.
  3. Classes de aparelhos para medir a pressão
  4. Como decidir qual aparelho comprar?
  5. Prestações, seus objetivos e como funcionam.
  6. Procedimento da automedida da pressão arterial.
  7. Entendendo os valores da PA (1)
  8. Entendendo os valores da PA – Variabilidade da pressão arterial (2)
  9. Quando medir a pressão arterial e como levar os valores ao médico.
  10. Validações clínicas e selos de qualidade.

Dividiremos os post em três series, nos post 1 e 2 falaremos sobre o orque é necessário medir a pressão em casa, do 3 ao 5 falaremos sobre os aparelhos e como realizar a medida em casa corretamente. do 6 ao 9 desenvolveremos os conceitos básicos para que você possa valorar a importância da auto medida e compreenda corretamente os resultados.

O objetivo principal de pressãoAlta.com.br é incentivar você a tomar o mando da sua vida, no quotidiano, nos pequenos detalhes, através de informação de qualidade para que de esta forma possamos ajudar-lo a gerênciar sua rotina diária. Para quem é hipertenso ou tem familiares hipertensos a AMPA – automedida da pressão arterial é fundamental, e, desde minha posição de idealizador de este projeto recomendo firmemente que você a incorpore ao seu cotidiano.

Sendo assim, vamos começar por definir o que é a AMPA:

 

pressao

 

 
I- (AMPA) Automedida da pressão arteiral (o conceito).

A pressão arterial varia de forma contínua e influenciada por fatores relacionados ao humor, atividades quotidianas e ambiente. Por conta dessas variações, surgiram alguns métodos para avaliar melhor as alterações da pressão arterial em períodos predeterminados do dia, e dentre eles, destaca-se a Auto Medida da Pressão Arterial (AMPA).

A Revista Brasileira de Hipertensão (VI DBH – 2010) destaca que a AMPA é a medida realizada por pacientes ou familiares, não profissionais de saúde, fora do consultório, geralmente em domicílio. A automedida da pressão realizada pelo hipertenso é uma alternativa útil, que pode ajudar a suspeitar se essa pessoa sofre de hipertensão mascarada ou hipertensão do avental branco, além de ser um importante fator para a adesão ao tratamento.

Os aparelhos indicados para a automedição são os monitores digitais de pressão arterial, por sua facilidade de manuseio e confiabilidade.

A principal vantagem deste método é a possibilidade de ter uma estimativa mais real da pressão arterial, visto que os valores são obtidos no ambiente onde o paciente passa maior parte do dia.