Blog

Autoexame de Mamas, Faça sempre

Lembre-se de fazer sempre o autoexame das mamas!

Para fazer o autoexame da mama é necessário seguir três passos:  Fazer observação em frente ao espelho, palpar a mama de pé e repetir a palpação deitada. O autoexame da mama deve ser feito uma vez por mês. Todas as mulheres após os 20 anos, com caso de câncer na família, ou com mais de 40 anos, sem caso de câncer na família, precisam fazer o auto exame da mama para prevenir e diagnosticar precocemente qualquer problema.

Como fazer o autoexame?

No chuveiro ou deitada: Coloque a mão direita atrás do cabeço. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direta para examinar a mama esquerda.
No espelho: inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo; Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico; Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a.Observe se há qualquer alteração; Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção.