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Atleta de fim de semana: Cuidado!

Atleta de fim de semana: Cuidado!

Ser atleta de fim de semana não é ter uma vida saudável!

A maioria dos atletas de final de semana acreditam estar levando uma vida saudável, mas os riscos de lesões musculoesqueléticas e de complicações cardíacas são grandes. O fato de estar praticando uma atividade física no final de semana não exclui de ser sedentário.

Como definir se um atleta de fim de semana é uma pessoa sedentária?

O sedentarismo é caracterizado pela falta ou a grande diminuição da atividade física em geral. Quem pode medir isso é o gasto calórico semanal. Seu limite deve ser no mínimo de 2.200 calorias em atividades físicas. Em uma atividade de final de semana um individuo não seria capaz de atingir essa medida semanal e seu corpo não estaria preparado para uma demanda tão elevada. Por isso, as organizações de saúde recomendam que os exercícios físicos sejam realizados regularmente.

Ao praticar qualquer tipo de atividade física apenas nos finais de semana, o indivíduo realiza um esforço que o organismo não está acostumado, aumentando a força de contração do coração num período muito curto. Gerando um aumento excessivo da pressão arterial pela alta demanda no coração que não está acostumado a ser exigido nessa intensidade. Quem pratica atividade física regularmente tem o corpo mais adaptado as demandas do exercício.

Hipertensão, obesidade, níveis de colesterol e tabagismo são alguns dos fatores agravantes para os riscos cardíacos durante a atividade.

É importante ir ao médico antes de iniciar qualquer prática de atividade física.