Saúde

A importância da água

A importância da água

 

A água representa entre 60% e 70% do peso corporal do ser humano, portanto, é um nutriente de importância fundamental para a vida.

A quantidade recomendada depende de fatores individuais, e a ingestão deve ser a mais fracionada possível, já que a sede não é um bom indicador de hidratação.

A sede indica redução em torno de 2% dos líquidos corporais, e isso indica perda no rendimento atlético.

Durante os exercícios, o suor é a principal forma de dissipação de calor para o controle da temperatura corporal. Com isso, a hidratação corporal reduz e o volume do plasma sanguíneo também, limitando a capacidade do sistema circulatório de carregar nutrientes e oxigênio para remover os metabólicos. Uma perda no teor total de líquidos corporais em cerca de 1% pode reduzir significativamente o volume sanguíneo, provocando um estresse no sistema cardiovascular, e assim, limitando a performance física.

Quanto menos hidratado, pior o rendimento da força, a resistência, a concentração e o raciocínio.

Como se hidratar? O ideal é promover uma adequada hidratação ANTES do exercício (cerca de 500 ml 2h15min antes); DURANTE o exercício (a cada 15 min, variando  de acordo com as características individuais do treino/prova e da tolerância/aceitação individual), e imediatamente APÓS o exercício.

Além disso, vale lembrar a importância de beber cerca de 8 copos de água gelada por dia, porque além de promover a hidratação necessária ao corpo, ela também é considerada um “termogênico”. Ela promove um gasto de energia para elevar a temperatura da água a fim de que ela se iguale à temperatura interna do corpo, levando dessa forma à queima de calorias.

Dica: Beber de 1 a 2 copos de água gelada em jejum todos os dias

 

Colaboração: Nathalia Nunez