Viva Mais é uma campanha do Pressão Alta para conscientizar as pessoas ao combate das doenças cardiovasculares.

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Pressão Alta

O Dia Mundial do Coração

O 26 de Setembro é o Dia Mundial do Coração, por este motivo é conhecido como Setembro Vermelho. As diversas sociedades médicas relacionadas com o aparelho cardiovascular concentram durante este mês grande parte das suas campanhas institucionais para incentivar o cuidado do coração.

Qual é a primeira coisa para cuidar do coração?

A resposta vem com outra pergunta. Você sabe seus números? Não estou falando de medir quanto o parceiro/a te ama, que também é importante! Estou falando de medir tua saúde para poder ter muito tempo para compartilhar essa felicidade que ela ou ele trazem para você. Se não você sabe responder esta pergunta e tem mais de 40 anos, crie vergonha na cara e vá a medir a pressão. A metade das pessoas não sabem que são hipertensas porque nunca mediram a sua pressão e, sendo esta uma doença assintomática, não passam mal e se despreocupam. Quando percebem, a doença já danificou órgãos como o coração, os rins ou a vista.

Medir a pressão é o primeiro passo para se cuidar!

140 x 90 – Se sua pressão é igual o maior a estes valores você deve ir ao médico com urgência para que ele verifique os valores e possa fazer um diagnóstico. É possível que você esteja com pressão alta.

Entre 130-139 / 85-89 – Sua pressão esta no limite. Deve procurar ao médico para ele orientar-lhe de como fazer para a pressão não aumentar mais.

Entre 121-130 / 81-85 – Sua pressão esta normal, Parabéns!

Igual o menor de 120 / 80 – Você é nota 10, sua pressão esta ótima. Você esta no caminho de viver muitos anos estando saudável.

Não esqueça, com valores acima de 130/85 tem que ir ao médico e passar por uma avaliação. o mais importante para tratar a hipertensão é a prevenção

Quer compartilhar seu coração por muitos anos e ser feliz…? Então cuide-o.

 
Esporte

Renato Dutra da Run&Fun mostrou um treino de caminhada fácil na Revista Runner e agora está aqui para vocês.

Este mês encontramos um treino elaborado por Renato Dutra, da Assessoria Run&Fun e publicado na Revista Runner, que tem como objetivo iniciar uma caminhada para pessoas obesas (com ICM acima de 30) e sedentárias.

Marque na sua agenda e trate este tempo como trataria qualquer atividade no serviço (tem que ser feito no horário marcado). Esta atitude e a sensação de bem estar que sentira devido a endorfina produzida durante o exercício ajudará a fazer de esta atividade um hábito.

Separe um horário na sua agenda e vamos lá!

Tabela Pressão Alta

 

Começar a caminhar é fácil para todos:

- Não precisa de muito tempo;

- É barato;

- Produz sensação de bem estar e você ficara mais calma.

- Ajuda a emagrecer

- Ajuda a diminuir a pressão alta.

 

 
Saúde

Colesterol, o que é?

 

O colesterol é um componente essencial das células, ele é encarregado de estabilizar sua temperatura. Além de das células, também o encontramos no sistema nervoso, no cérebro, na espinha dorsal e nos nervos periféricos.

Praticamente todo o nosso corpo produz colesterol.

O colesterol tem a ver com hormônios sexuais como o estradiol ou a testosterona, e também precisamos dele para produzir cálcio. Quase todos os tecidos do nosso corpo são capazes de produzir Colesterol, mas é o fígado e os intestinos que o produzem em maior quantidade.

Excesso de colesterol faz mal e é um problema!

O problema aparece quando temos colesterol em excesso, porque ele é gorduroso e se acumula nas paredes das artérias. Também é importante o equilíbrio entre o bom (HDL) e o mal (LDL) colesterol. Varias são as causas para o aumento do colesterol; hereditariedade, estresse, tabaco, obesidade e sobre tudo os alimentos que ingerimos.

Então o que fazer para se manter livre dos problemas causados pelo colesterol em excesso?

Bem, contra a hereditariedade temos pouco o que fazer. Caso exista na família pessoas com colesterol em excesso, é importante que você faça um check-up para se cuidar antes de que ele aumente, pare de fumar, perca peso, faça exercícios e evite comer gorduras, sobre tudo de animais, é fundamental. Tenho certeza que você quer saber o porque de não pode comer gorduras se você tem colesterol em excesso, não é mesmo? Então vamos lá.

Por que não posso comer gorduras?

O motivo é simples, as gorduras tem o efeito de incentivar a produção de colesterol. Isto acontece porque para digerir as gorduras precisamos produzir mais ácidos biliares no fígado dos quais o colesterol faz parte.  + gordura = + colesterol

O que fazer para diminuir o colesterol?

• Não comer alimentos ricos em gorduras saturadas.

• Comer mais frutas, vegetais, legumes e grãos.

• Atividade física.

• Controlar o peso.

• Não fumar.

Alguns alimentos específicos também podem ajudar;

• as peras, as maças e aveia: por serem ricas em fibras solúveis

• as nozes que contem acido oleico (monoinsaturado), linoleico e alfalinoleico (poliinsaturados) de provado efeito na redução do colesterol, alem de proteger contra outras doenças do sistema circulatório.

• Os alhos e as cebolas; contem aliina que ajuda a fluidificar o sangue.

Para aumentar o colesterol do bem devemos comer:

• Chocolate escuro; mais não exagera, se trata de controlar o peso, não de engordar.

• Salmão: Estudos mostraram que o consumo habitual de salmão aumenta o HDL em 4%

• Ovos; Os ovos são ricos em lecitina que eleva as concentrações de DHL

 

 
Pressão Alta

É importante medir a pressão em casa, esses valores encontrados no dia-a-dia do paciente, são os mais fiéis a real forma com que a sua Pressão Arterial se encontra. A Pressão Arterial não é um dado global, é necessária sua compreensão em função do cotidiano de cada paciente para tomar uma atitude clínica, e a AMPA (Auto Medida da Pressão Arterial) é uma ajuda fundamental neste processo. Lembrando sempre que os aparelhos usados para medir se o paciente está com  Pressão Alta ou Baixa em casa devem ser Clinicamente Validados e de marcas reconhecidas.

O valor da Pressão Arterial deve ser  sempre o mesmo?

Existe a crença de que o valor da pressão arterial deve ser sempre o mesmo, mas isso não é correto. O coração bate, aproximadamente, 100.000 vezes por dia, e cada batimento significa uma pressão arterial diferente.

Valores de Pressão Arterial oscilam de acordo com vários fatores.

A elevação da pressão arterial pode ser influenciada por diversos fatores como atividade física, estado de ânimo, estresse, dores, estar de bexiga cheia, etc.

Segue uma tabela comparativa de algumas atividades do cotidiano comum a qualquer pessoa, que fazem com que a pressão aumente:

 Tabela comparativa de Pressão Arterial:

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Como se pode observar, qualquer atividade realizada, exija ela pouco ou muito esforço físico, resulta num aumento da pressão arterial. Somente quanto em repouso se pode considerar que a pressão medida é a que mais se aproxima da real. Geralmente durante o sono a pressão arterial é mais baixa. Por esse motivo, a medição da pressão em casa deve ser realizada após repouso absoluto de no mínimo 5 minutos.

A Pressão Arterial deve ser medida quando a pessoa estiver em repouso, da seguinte forma:

No ato da medição, é recomendável que a pessoa esteja em um lugar calmo, sem a interferência de televisão, rádio, animais ou mesmo de outras pessoas que possam agitar o paciente. Se a medida é realizada mais de uma vez, é necessário aguardar 1 minuto entre cada uma delas para que o vaso sanguíneo recupere seu estado normal. As diferenças entre as medidas são pequenas, pois a pressão muda constantemente, mas os valores de medidas continuadas devem ser muito parecidos. Portanto, a pressão arterial não tem valores fixos, mas sim limites de variação.